quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Meet the Players - Filho do Tobé, Chico Faizão, Indignado Faizão ou “ o 4º Chico”



Se há gajo Técnico é o Filho do Tobé! Antes de nascer já 50% do seu “pool” genético jogava no Técnico, num momento em que as Olaias e Chelas estavam mais pobres sem nos conhecer e também o Complexo Desportivo Mabeco não passava de uma fantasia de insónias férteis de alguns fundadores.

Curiosamente é hoje treinador da equipa que o viu chegar ao clube - Os U-10 -, prova cabal da veracidade do cliché “ A terra é redonda” que nos dá esperança que o Sr. Rogério tenha ainda de lidar no futuro com gajos que escondem bolas, guardam camisolas e calções em armários “fantasma” e fazem má cara quando alguém pisa a relva duas vezes no mesmo sítio.

Ainda houve tentativas de o desviar para o Tennis mas cedo percebeu que a Oval era mais apropriada, isto apesar de ainda hoje dar abadas a outro mabeco que pensa que sabe jogar: O António Nina!



Com irmãos que evoluem/evoluíram também no Clube em idade fértil, todos estamos ansiosos pelo aparecimento de uma nova geração que perpetue o valor desportivo da família, fazendo figas para que o Chico contribua activamente para este desígnio, sendo muitos aqueles que temem que eventuais problemas lombares conflituem com a materialização deste imperativo colectivo.

O epiteto de “Indignado” decorre da sua atitude de permanente insatisfação com tudo e todos, mas inclusivamente com ele próprio, como um cão a tentar morder a cauda (sim , depois de ter comido um Epá!). Quem não se lembra de permanentes esquecimentos em Sevilha, conotados com desorganização mas também com uma redutora falta de ambição e baixa expectativa. Era ele o mais indignado, porque nós riamos num sentimento misto de comiseração e empatia.

A sua indignação permanente e o seu metro e sessenta fez com que nascesse a óbvia analogia com um dos anões da Branca de Neve. Falamos obviamente do Zangado!



Certeza é que é um jogador com coluna vertebral (muito importante nos nossos tempos!) pese embora sofra por isso mesmo. Acreditamos piamente que este padecimento estará relacionado com o excessivo convívio em âmbito profissional, com um pretenso terapeuta estagiário madeirense, com pelos e patas de urso, com predilecção especial pelo desbloqueamento da sacro-ilíaca e pregos em bolo do caco.

DJ com talento natural, anima musicalmente eventos e festividades mabecas.

No campo musical revela um ecletismo assinalável fruto de uma paixão de infância por música pimba...



...mas que hoje evoluíu para uma esfera mais ROOTS-REGGAE, com remixes DUB...



Apaixonado pelo mar, também se dedica ao Surf, mentindo ostensivamente aos pais dizendo que vai para as aulas, quando na realidade vai sacar umas ondas para a Costa. Há quem diga que foi para a FCT em vez do IST por isso mesmo, para estar mais próximo do mar. Existem rumores que já terá arranjado Part-Times na Costa com o duplo intuito de ganhar uns trocos e sacar no areal da Caparica...



Não tem convivido com a equipa no campo como na noite, como pretendido por todos, com efeitos adversos na produção da equipa. Estamos certos que com o Chico a treinar, tínhamos um Ralé com pilhas no despertador e telemóvel com alarme programado, mais rápido e com melhor feitio, mas adiante...

Com 1,60m de puro aço e a alma de um mabeco que antes de nascer já o era, espalha magia dentro e fora do campo. Todos ansiamos para que o terapeuta Absolut Ruben recupere o jogador e o Homem, para que o segundo conduza o primeiro a um relvado saudoso e a uma equipa com vontade de o ter de volta.



Um grande bem haja Manuel Francisco!!!

TET

P.S.: Crónica elaborada pelo Boi Negro, com uns pózinhos textuais e gráficos dos suspeitos do costume e uma preciosa ajuda de outro filho (ou será filha?) do Tobé na recolha de imagens

14 comentários:

xikelio disse...

Grande Frazão! Sem dúvida um gajo que respira técnico e um indignado do pior!
Gostei muito das fotografias. O album tá genial!

MRB disse...

Ah Frazodass!! Muito bom teres voltado aos relvados!
BN muito bom teres voltado, também! Já tinha saudades desta prosa floreada com metáforas de encher uma vista.
TET, parabéns pelo resto.
Abraço

caiado disse...

Excelente rubrica,smp ao melhor nível! Grande BN e grande frazao!!

Abraços

Anónimo disse...

A TET ao nível a que nos habituou.

Gostei especialmente do Pequeno Frazul e do look rastafari..

Em relação à pequena acendalha deixada para mim, self made man no mundo do ténis, tenho a dizer que já tive jogos bem emocionantes com o filho do Tobé e que com um pouco mais de trabalho no court podia fazer magia...

Mto bom post!

Grande bem haja

Brian

Anónimo disse...

Granda dedicatória frazion!! :) está brutal e és brutal! beijo

Anónimo disse...

Granda dedicatória frazion!! :) está brutal e és brutal! beijo

SSREF disse...

Muito bom o post!!! Estava a ver se encontrava uma foto que tenho algures dessa tal equipa de "infantis" como então se chamava. Foi a primeira equipa que treinei, como adjunto do excelente Zé Bento dos Santos e já aos 10 anos o Faizão dava notas de miúdo irrascível, feitio que obviamente evoluiu para a indignação permanente...
Ganda abraço!

SAPO

Anónimo disse...

muito bom!!!

grande manuel francisco frazão!!

gomina tour, sagres roots reggae... entre outros momentos obviamente!! excelente!

grande abraço e welcome back!!

pisco

Anónimo disse...

Pequeno Frazul mas Grande Homem e amigo!

Abraço

Jose Aires

Anónimo disse...

E tem sempre a casa aberta p os amigos, para não falar do frigorífico cujo conteúdo é sempre cobiçado...não é Forky?

Enko

Anónimo disse...

Olha quem é ele!! já lá vão 19 anos a jogar com Xico Frazão... O tempo passa depressa! Da geração (1981 colheita vintage) que por azar, pouco ganhou só restamos nós os dois. Espero que as gerações futuras quebrem esse "jejum".

Quanto ao nosso amigo Faizão, já foi tudo dito, Indignado, Amigo, Trabalhador, Solidário, Ambicioso, Motivador...

Muito bom este Meet the players, parabens BN e TET.

Abraços

King of Bamboo

Anónimo disse...

Muito Bom!!!

Ah grande Frazul!!!

Abraço

BArbas

Anónimo disse...

shallow traits traffic similarly blow indelible carl increasing songkhla surrounds every
semelokertes marchimundui

Rugby Portugal disse...

22:00 - 08/01/2010 - Eleições FPR - Resultados*
*De um total de 72 delegados, votaram 70 e faltaram 2
(1 árbitro e um delegado do Belas)

Direcção: Lista A (35 votos) - Lista B (35 votos)

C.Justiça: Lista A (32 votos) - Lista B (38 votos)

C.Disciplina: Lista A (34 votos) - Lista B (35 votos)
(1 Voto em Branco)

C.Arbitragem, C.Fiscal e C.Geral: Lista A (sem oposição)