O Glossário de Bernardo Quintela - O Grego (γρεγο), segundo ZMouro
Avants, como não podia deixar de ser, a utilização desta “técnica”, em que ele é um exímio executante, é sinónimo de “Grego”, para ele o rugby seria ideal se não houvesse bola. Seria um “Bofasball” em que o objectivo seria chegar à área de ensaio contrária, com uma cabeça arrancada… às bofas! Há quem diga que ele apurou esta “técnica” após uma cirurgia mal sucedida a um tal ossito do carpo chamado escafóide. Hoje em dia, mal consegue agarrar/manipular o seu próprio órgão sexual, mas isso é por outras razões…
Berbere (Homem livre…?), é outro nome porque é conhecido o nosso Bernardo, fruto da sua tez, à primeira vista morena, mas visto mais em pormenor, vislumbra-se uma quantidade considerável de surro oriundo das toalhas imundas e abusivamente utilizadas, a que ele se limpa…

Chupona de mar, vulgo Lambreia em castelhano, a melhor e talvez a única amiga do Dr. Cock-sucker, digo, Stone sucker que é a sua tradução Inglesa (são dois seres muito solitários e anti-sociais).
Dialeto Grego/Gregúuuu, é a sua língua mãe, classificada deste modo porque só a sua Mãe o entende na perfeição… note-se, que esta forma de comunicar, vai-se tornando imperceptível à medida que ele se vai enervando, e o já de si pobre, vocabulário, resume-se a “Estes, s#hjk%qe ln*vk»hjkuiffdass… gajos pá!”
Elvis, quem é que ainda não assistiu ao espectáculo de ver o nosso Elvis Grego a pentear-se ao som do clássico, “Love me tender”?
Família, consta que para poder aceder ao mundo vip e cor de rosinha se serve do nome do primo, um tal de Choca que também é conhecido por Zé Diogo Quin-tolo…
Grego é o seu nome de guerra, quando ouve alguém chamar “Greguuuuu” é porque já lhe surripiaram a toalha ou pior, esconderam-lhe o pente e a gomina…

Homofobia, este atributo é um pouco delicado, controverso e ambíguo, tal como o Bernardo (também conhecido como - O Homossexual). À semelhança do seu animal doméstico preferido, a Lampreia, o Bernardo tem a sua situação sexual mal resolvida, arriscaria mesmo a dizer que o que motiva as suas atitudes e comportamentos homofóbicos é a pertinente dúvida em relação à sua própria sexualidade. Na Psicologia Freudiana, esta situação, traduz-se numa Homofobia Interiorizada.
Ira, este é de todos os pecados mortais aquele que o Bernardo mais comete… Há quem diga que a Ira é uma loucura breve “por não se controlar a si mesmo, perde a compostura, esquece as suas obrigações, persegue os seus intentos de forma obstinada e ansiosa, recusa os conselhos da razão, inquieta-se por causas vãs, incapaz de discernir o que é justo e verdadeiro…” Assim como “os javalis espumam pela boca e esfregam as suas presas para as aguçar; os touros dão golpes no ar com os seus cornos e espalham areia batendo com as patas; os leões rugem; as serpentes incham o seu pescoço; o aspecto dos cães enraivecidos é sinistro…”. Numa palavra, o que o nosso Bernardo sente é MEEEEDÚ!
Já… já, já, já vais… ver pá, vou-te……!, esta é uma das suas ameaças mais utilizadas, é uma técnica que utiliza para ganhar tempo de resposta, que normalmente se fica por – “Este, este, este… gajo…. Pá.. ..és um… parvinho pá, sem graça nenhuma!”
Kapital, foi um dos locais de Kulto e onde o Bernardo deu os seu primeiros passos nas danças de Saloon… Diz quem já o viu actuar que é um autêntico Fred Astaire, o pior é quando faz “avant” (ver letra A) com o seu par…
Lampreia, o único animal que suporta o Bernardo, quem conhecer o “bicho”, percebe porquê…
Menino Bernardo, mais conhecido com o pequeno burguês de campo de Ourique.

Nunos, são o seu pior pesadelo, o Lopes (Boi Negro) e o Mourão (ZMouro). Deveriam ser uma referência para o Bernardo, tal como são para outros jovens, mas ele insiste em afrontá-los, na sua habitual reacção de medo e fuga para a frente e normalmente sai-se sempre mal… É caso para dizer, que “o feitiço vira-se sempre contra o feiticeiro”.
Obstinação, é um dos defeitos/qualidades do Bernardo. Ele é persistente, teimoso e inflexível, normalmente na defesa do indefensável… É que raramente tem razão…
Petromyzontidae Quintelae, é a família do Bernardo…
Queres levar uma bofa, pá?
Raquetas, pás, remos, tijolos, cotos, assim é conhecida aquela parte dos membros superiores do corpo humano, que vai dos punhos às extremidades dos dedos. No caso dos quadrúpedes designam-se por patas…

S.L.B., só podia ser o seu clube…, e mais não digo, para não sofrer represálias!
Tiramissú daqui, terá dito num dos WCs do Lux…
Urros, são os sons que o Bernardo liberta quando vê um/a qualquer mabeco/a fazer um “Búfalo”… Fica de tal forma alterado que urra qualquer coisa como – Gruaooaaaaahgh, BÚUUU-FALO! “Agora bebe isso tudo de penálti até ao fim, seu miserável de cocó”, enquanto revira os olhos de tal forma, que quase lhe saltam das órbitas…
Vingança é um prato que se serve frio, ou melhor, é um fruto suculento que se deve deixar amadurecer. O problema é que o Bernardo não é muito dado à paciência, nem ao poder de encaixe… Assim, espero que depois deste MPSE (Meet the Players, Special Edition), o Bernardo não vá pelo caminho fácil do impulso primitivo de se querer vingar deste humilde, sincero e indefeso escriba, e opte por acatar o evidente tal como o provérbio espanhol sabiamente recomenda - “nenhuma vingança é mais honrosa do que aquela que não se leva a cabo”.
Wrestling é o que o Bernardo (GT(D) – Greek T(D)aborda) se vai acabar por dedicar, depois de deixar as Lampreias. Aliás, o sonho dele sempre foi vestir uma daquelas fatiotas justas e “lutar” com homens, especialmente agora que se tornou um “rato de ginásio”, já só lhe faltam as bombas…

Xixi é um dos insultos preferidos do Bernardo – “Opá, vai, mas é beber xixi…” e quando está mesmo, mesmo fulo e quer deixar alguém sem a mínima hipótese de resposta, acrescenta – “…e comer cocó!!!”
YMCA, é o que se aconselha a um jovem assim “diferente”, como o Bernardo… “No man does it all by himself, I said, young man, put your pride on the shelf, I’m sure they can help you today. It’s fun to stay at Y-M-C-A (repeat). They have everything that you need to enjoy, you can hang out with all the boys”…
Zorba, como não podia deixar de ser… É aquela dança que o nosso Grego faz quando acaba de despachar duas imperiais ao mesmo tempo (ele não resiste ao desafio - Duuuuas???). Esta proeza é bastante rara, uma vez que envolve, simultaneamente, uma destreza manual e fina e bocal…

P.S.: Em off, ao enviar este glossário, o Autor confidenciou o seguinte: "P.S. Conto com o vosso apoio para me protegerem das eventuais represálias do grego..."
Z, nem uma equipa inteira te vai safar da ira do Grêguuu...